Uma das vantagens do Curso Técnico de Enfermagem é a carreira estável e promissora em função das múltiplas atividades que este profissional pode vir a exercer. Uma delas é o trabalho de home care, ou Serviço de Atenção Domiciliar.
O aumento do mercado de home care em Goiás e no Brasil trouxe ainda mais vantagens para o técnico de enfermagem, como por exemplo uma maior disponibilidade de empregos. De acordo com a ISTOÉ este aumento se dá por algumas razões básicas: o envelhecimento da população, que demanda novos tipos de cuidados, e consequentemente, de planos e operadoras que ofereçam a cobertura deste serviço. Além disso, há ainda uma maior necessidade de desospitalização, o que pode provocar uma redução de custos entre 30 e 50% para estas operadoras.
Mas afinal, o que é o home care?
Home care é o atendimento domiciliar prestado por um profissional da área da saúde a um paciente que precisa de acompanhamento e auxílio durante um tratamento ou um processo de recuperação neurofisiológica, sejam ele temporário ou contínuo.
A rotina de cuidados pode ser paliativa ou intensiva, a depender do quadro da pessoa e, em alguns casos, demanda não só a presença de uma equipe especializada, como também de equipamentos, aparelhos e instrumentos médicos na residência.
Quem pode atuar como profissional no home care?
Para atuar nessa área é preciso, antes de qualquer coisa, ser um profissional da saúde, como um técnico em enfermagem, um médico, um enfermeiro, um nutricionista, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional ou um fonoaudiólogo.
Para tanto, você pode fazer um curso técnico ou superior para ter os conhecimentos necessários para lidar com a rotina de tratamento dos pacientes e atender às necessidades deles, realizar procedimentos médicos, manipular aparelhos e equipamentos hospitalares, compreender noções de anatomia e fisiologia etc.
Também é importante investir em qualificações após a conclusão do Curso Técnico em Enfermagem, como instrumentação cirúrgica, primeiros socorros, hemodiálise, cuidador de idosos etc.
Qual é o salário do Técnico em Enfermagem que atua no home care?
Os ganhos de um profissional podem variar bastante ao trabalhar com o home care. Afinal de contas, há uma série de fatores envolvidos nesse cálculo, como a área de atuação dele (técnico em enfermagem, clínico geral, fisioterapeuta etc.), o nível de especialização, se ele atende em regime de exclusividade ou conta com uma cartela de clientes, o período de trabalho e por aí vai.
Por isso, é importante considerar a média salarial de cada profissão do ramo da saúde que presta atendimento domiciliar. Dessa forma, é possível ter uma ideia de quanto pode ser a sua renda mensal ao se dedicar a essa modalidade.
Por exemplo, os técnicos em enfermagem ganham cerca de R$ 1.645,60 para uma jornada de 38 horas semanais de acordo com um levantamento do portal Salário, que contou com uma amostragem de 143.355 salários. No entanto, em alguns estados esse valor chega a ser maior, podendo alcançar até R$ 2.047,61.
Quais as principais vantagens do home care para o profissional?
Maior grau de autonomia
Quando está atuando como técnico de enfermagem ou enfermeiro particular, geralmente a família do paciente exige bastante e reduz a autonomia do profissional. No home care, como você estará inserido em uma equipe multidisciplinar, geralmente há mais confiança e, portanto, mais liberdade para sua atuação.
Flexibilidade de escala
A área da saúde — principalmente aquela ligada aos cuidados integrais — funciona em uma escala de 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desse forma, quando você opta pelo home care, você poderá escolher seu horário da forma mais confortável para a sua rotina. São diversos os regimentos de trabalho:
- plantões diurnos ou noturnos de 12 horas, com folga de 36 horas;
- plantões integrais nos finais de semana, em que você dorme na casa do paciente de 18h00-20h00 da sexta-feira até 6h00-8h00 da segunda;
- regime de trabalho tradicional de 8 horas nos dias úteis e 4 horas aos sábado;
- trabalhos autônomos esporádicos (freelancers) em que você será contratado para dias específicos de trabalho, sem obrigatoriedade de cumprir uma carga horária etc.
Maior satisfação profissional
Por fim, a satisfação profissional geralmente é muito grande. Afinal, você verá a qualidade de vida dos seus pacientes melhorar dia a dia. Trazer felicidade e dignidade às pessoas é uma atividade muito satisfatória e cativante.
Invista em sua formação para ter uma trajetória profissional de sucesso! Não deixe de ler o nosso artigo: Qual será o futuro do mercado de trabalho após a pandemia?
Compartilhe, comente!