O trabalho do técnico em segurança do trabalho sempre teve importância significativa dentro de empresas. Garantir a segurança dos trabalhadores e ajudar na administração de campanhas de prevenção para o desempenho de função dos empregados evitam atrasos na produtividade de uma empresa e previnem acidentes graves que podem resultar no afastamento do funcionário. As modalidades de trabalho precisaram passar por uma reforma drástica no período de pandemia, o home office antes visto como um inimigo das empresas passou a ser adotado e visto como a melhor alternativa de trabalho.

Mas como os empregados podem estar assegurados dos riscos de trabalho estando fora da empresa? Isso é o que nos vamos descobrir ao longo desse artigo.

Como funciona o Home Office?

Em 2020 o grande plot twist foi a pandemia de corona vírus. A maneira como vivemos e vemos o mundo e as relações sociais teve que sofrer mudanças e com isso foi necessária a adoção de medidas de contenção ao contagio do vírus, como o isolamento social.

Algumas empresas em que o trabalho presencial é visto como algo necessário e não é possível trabalhar em home office como o técnico em radiologia por exemplo, que faz o manuseio do equipamento radiológico somente em local autorizado, é importante a adaptação do ambiente seguindo as regras de prevenção de acordo com a OMS e o Ministério da saúde.

Por outro lado, grande parte das empresas viram no home office a luz no fim do túnel e até mesmo redescobriram um novo jeito de trabalhar que funciona melhor que os métodos tradicionais.

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, o estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) revela que 41% dos funcionários de empresas em geral foram colocados em home office e em redes hospitalares o total foi de 53%.

Quais as vantagens do home office para essas empresas?

Os pontos positivos do trabalho em home office estão sendo mostrados todos os dias na prática, necessidades antes nunca pensadas por empresas foram evidenciadas e simplificadas nesse período de pandemia.

Para as empresas o Home Office se mostrou vantajoso em relação aos gastos como energia, água, limpeza, e deslocamento que é pago aos funcionários. Mas também foi observado que a melhora na produtividade do empregado aumentou consideravelmente já que em ambiente mais confortável e familiarizado o trabalhador consegue ser mais produtivo e gasta menos energia no caminho até o trabalho.

Seguindo essa linha de pensamento também podemos olhar pelo lado do trabalhador e ver que as vantagens também se aplicam aos mesmos, o tempo que boa parte da população gasta para se deslocar até a empresa soma grande parte do seu dia visto que o trânsito e o transporte publico estão sempre com imprevistos acontecendo. Os gastos com alimentação fora e dentro de casa também somam um valor alto no final do mês e em home office pode ser simplificados em apenas uma despesa. A flexibilidade de horários é uma das maiores vantagens já que o trabalho podendo ser realizado com acesso remoto pode ser feito de qualquer lugar a qualquer momento.

A adoção de vídeo conferencia também tem facilitado as formas de reuniões para tratar assuntos referentes ao trabalho e evitando a aglomeração e o possível afastamento de funcionários por conta do contágio.

Na lei

De acordo com o artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as normas de trabalho para Home Office devem ser a mesmas impostas para o trabalho presencial. No entanto essas mesmas normas foram flexibilizadas para que houvesse uma maior agilidade na negociação entre empregador e empregado.

Mas qual o papel do técnico em segurança do trabalho no Home Office?

O técnico em segurança do trabalho antes da pandemia já desempenhava funções de mantinham o funcionamento regular da empresa no alinhado o máximo possível aos parâmetros de segurança necessários.

Com a reinvenção dos métodos de trabalhar o técnico em segurança precisou mudar as estratégias e implementar novos métodos de acordo com as normas obrigatórias de prevenção a covid-19. Dentre esses novos métodos são necessários no Home office é necessário que a empresa forneça:

– Computador/celular ou qualquer material necessário para exercer a função;

– Cadeira;

– Mesa;

– Apoios para os pés;

– Suportes para teclados, entre outros.

Cabe então ao técnico em segurança do trabalho fazer com que essas exigências sejam cumpridas e que conscientize o empregado a usa-las da forma correta e também verificar se o monitor do computador está na altura correta aos olhos, se há a existência dos apoios de pés e mãos, se a altura da mesa está de acordo com a altura dos braços e etc.

Por fim, o trabalho em Home office pode trazer uma série de benefícios não só ao empregado como também ao empregador seja tanto pelo lado econômico, quanto pelo estado de saúde físico e mental. Entretanto o cumprimento de normas de segurança do empregado precisa ser seguido para que não transforme o trabalho em Home office um problema para ambos.