O governo do Estado de Goiás, junto com a Secretária Municipal de Educação (SME), autorizou o retorno às aulas na rede pública. A volta acontecerá primeiramente pela modalidade online, a partir do dia 19 de janeiro, e presencialmente, no dia 25 de janeiro, como informa o G1.

Com a decisão definitiva, nós do Genoma Educacional, nos programamos para o retorno presencial do ano letivo de 2021.

Assim como na rede pública, o Genoma fará as aulas de modo híbrido. Porém, diferentemente da rede pública, que adotará as aulas de forma remota com revezamento de turma seguindo a resolução nacional que permite até 30% de estudantes nas escolas, a instituição adotará a opção da capacidade máxima permitida de alunos dentro de sala de aula. O revezamento das turmas será feito, de modo que algumas ficarão remotas enquanto outras estarão presenciais, em dias alternados da semana, sendo assim, os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde) serão respeitados, como as medidas de distanciamento, a quantidade de pessoas e a higienização.

Para o aluno que estiver no acesso ao ensino remoto o conteúdo estará disponível na plataforma Moodle, o estudante poderá contar com videoaulas e materiais de apoio exclusivos, dos quais asseguram o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino e a aprendizagem dos seus discentes.

O modelo híbrido adotado pela instituição, no retorno às aulas presenciais, irá consistir na divisão da turma em dois grupos, respeitando, assim, obrigatoriamente o distanciamento de 1,5m e a capacidade máxima de alunos por sala.

Os conteúdos teóricos estarão disponíveis na plataforma de modo que todos os alunos tenham acesso, nas aulas teóricas presenciais as turmas serão divididas em dias e horários alternados, informados previamente, o mesmo irá ocorrer nos Estágios Supervisionados e nas aulas práticas.

Medidas preventivas

Algumas medidas deverão ser tomadas para que as atividades práticas presenciais autorizadas sejam seguras, como o uso de máscaras será obrigatório, totens, com álcool em gel, ficarão disponíveis nas áreas de convívio e a aferição de temperatura acontecerá na entrada das unidades. De acordo com Diego Moraes, Diretor Financeiro e Administrativo, as medidas higiênicas serão padronizadas e seguirão as restrições específicas em cada unidade. “Nós vamos nos adequar a possíveis solicitações diferentes que poderão ocorrer em cada cidade”, enfatizou.

O Genoma Educacional está entre a melhores instituições de ensino de Goiás e oferece cursos técnicos na área da saúde, como Técnico em Enfermagem e curso técnico em Radiologia, além disso, oferece cursos em outras áreas como Segurança do Trabalho e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os cursos têm duração de um ano e meio.

O candidato que não concluiu o Ensino Fundamental poderá se inscrever no processo de seleção do Genoma Educacional, que irá avaliar os conhecimentos e as experiências pessoais e profissionais de cada candidato. Será atribuído uma nota de zero a 10, e caso o candidato obtenha a nota mínima exigida, ele poderá fazer o Curso Técnico de sua preferência, juntamente com o Ensino Médio na modalidade EJA, e concluir os dois cursos ao mesmo tempo.